Central de Ajuda

Perguntas frequentes, atendimento online, dúvidas e muito mais...

Publicidade

Como configurar o Google Analytics 4 (GA4)

O Google Analytics é a ferramenta de monitoramento e análise de sites e aplicativos mais utilizada no mundo. Algumas de suas vantagens são: facilidade para configurar, integração com outros serviços do Google, como Ads e Search Console, e uma versão gratuita muito completa.
Com a ferramenta instalada corretamente, é possível monitorar o perfil de quem acessa seu site, as páginas mais acessadas, conversões, dispositivos, cidades e muitos outros dados.
 
Etapa 1 | Crie sua propriedade no Google Analytics 4
Observações:
* Se você já criou a propriedade e possui o ID da métrica, pule para o passo 6.
* Se ainda não possui uma conta no Google Anaytics, clique aqui para ver as instruções para criar uma conta. 

 
1 - No painel do Google Analytics (http://analytics.google.com), clique no menu "Administrador" (ícone de engrenagem no canto inferior esquerdo), depois clique em "Criar propriedade":
 
 
 
2 - Defina as informações dessa propriedade (nome, moeda e fuso horário) e clique em "Próxima":
 
 
 
3 - Preencha as informações de sua empresa e clique em "Criar":

 
 
4 - Escolha a plataforma "WEB":
 
 
5 - Agora insira a URL de seu site, é importante que selecione o protocolo (HTTP ou HTTPS) corretamente, lembrando que sua loja só funciona com protocolo HTTPS se tiver certificado SSL (cadeado de segurança) instalado no site. Após informar a URL e informar o nome do fluxo (pode ser o nome de sua empresa, por exemplo), clique em "Criar fluxo":
 
 
 

Etapa 2 | Adicione sua propriedade do Google Analytics 4 ao seu site
 

6 - Nos detalhes do fluxo, copie o ID da métrica: 
 
 
 
7 - Acesse o painel de sua loja, vá no menu "Produtos > Publicidade > Analytics (Google)":
 
 
8 - Agora cole o ID da métrica e clique em "Salvar dados":


 
Pronto! Após os passos acima, o Google Analytics 4 (GA4) já estará integrado em sua loja.
Você consegue acompanhar os relatórios em tempo real em sua conta do Google Analytics, para isso acesse o menu "Relatórios > Tempo real".
Já os demais relatórios do Google (menu "Aquisição", "Engajamento", "Monetização") demoram em média 48 horas para atualizar. 
 
 

Principais eventos enviados pelo sistema:

view_search_results - Este evento determina quando um usuário visita uma página de resultados da pesquisa.
view_item_list - Este evento determina quando um usuário visita uma página de categoria.
view_item - Este evento determina quando um usuário visita uma página de produto.
add_to_cart - Este evento determina quando um usuário adiciona um item ao carrinho de compras.
purchase - Este evento determina as compras.